Fátima: a fé que vem de Portugal
20 julho, 2018

Fátima: a fé que vem de Portugal

A pequena cidade portuguesa de Fátima tem menos de 12 mil habitantes, mas só em 2017 recebeu mais de 8 milhões de turistas. A quantidade de pessoas está diretamente ligada à devoção que o lugar inspira: a fama vem da fé que brotou na cidade após as aparições de Maria, chamada depois de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou apenas Nossa Senhora de Fátima.

Datadas de 1917, as seis aparições de Nossa Senhora, que ocorreram sempre no dia 13 a partir de maio, foram consideradas como as mais proféticas aparições dos tempos modernos pelo Papa Bento XVI.

Segundo o Especial Mariano feito pela Canção Nova, o que há de tão atual na profecia de Fátima é o seu diálogo com o futuro: ”À medida que as décadas vão passando e o mundo vai agonizando em meio às apreensões e tragédias, as palavras proféticas da Mãe de Deus tomam mais atualidade. Parecem ditas para os nossos dias, para nossa Pátria, para cada um de nós. Essa tese se sustenta a si mesma quando analisamos o conteúdo da mensagem. O que nos permite afirmar que Nossa Senhora quis que, dentre as demais aparições, esta tivesse especial destaque”, explica o Padre Alex Brito.

 

As aparições de Nossa Senhora

Da primeira aparição para Lúcia de Jesus (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos) até a sexta e última aparição, que contou com a presença de mais de 70 mil fiéis vindos de diversos lugares, a mensagem de Nossa Senhora reforçou a importância de se rezar o terço, de se pedir perdão pelos seus pecados e de não ofender a Deus. Nessas manifestações divinas, Nossa Senhora também disse que viria uma sétima vez, um mistério da fé.

A história de devoção atravessou o século e ainda hoje faz com que milhões de pessoas queiram vivenciar a experiência mariana em Fátima. Apesar de transcender a cidade de Fátima pela dimensão atemporal e universal da fé, o lugar sagrado é parada obrigatória para católicos em viagem a Portugal. A 130 km de Lisboa, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto, a vivência de fé pode ser combinada com o passeio por outras cidades portuguesas.

Tratando-se de Fátima, no entanto, o roteiro costuma se centrar no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se concretizou devido a um pedido de Nossa Senhora em uma de suas aparições: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário”.

Em 1919, primeiramente foi erguida uma capelinha no local das aparições, na Cova da Iria, e com o crescente fluxo de peregrinos, o Santuário foi construído e atrai cada vez mais e mais fiéis - ainda mais após a beatificação de Jacinta e Francisco, realizada pelo Papa João Paulo II, em 13 de maio de 2000. Já Lúcia, que se tornou freira e morreu apenas em 2005 (ao contrário dos outros dois pastorinhos, que faleceram ainda na infância) ainda está passando pelo processo de beatificação.
 

Oração para Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros das graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais essa santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que, insistentemente, vos pedimos [pedir a graça].

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

(Reza-se uma dezena de Ave-Marias em saudação a Nossa Senhora de Fátima)

 

Venha viver esta experiência de fé!

Quem é devoto de Nossa Senhora de Fátima não pode perder a peregrinação organizada pela TS Brasil. Serão cinco dias em Portugal e seis dias na Espanha. Visitaremos juntos a pequena cidade de Fátima, a belíssima Lisboa, e a emocionante Santiago de Compostela — entre outros destinos.

O grupo parte em 25 de abril, guiado pelo Pe. Bruno Nascimento. Entre já em contato para saber mais informações e reservar seu lugar!

The watch house also got the replica watches first time in one of the steel black models. On the uk replica watches slim steel case of the watch, we can see the sparkling diamonds on the replica watches rolex sides of the case. The white dial with black Roman hour markers makes the replica watches uk dial elegant and atmospheric.