João Paulo II: origem, vida e legado
12 julho, 2018

João Paulo II: origem, vida e legado

Karol Jósef Wojtyla nasceu na Polônia em 1920, mas foi como João Paulo II, Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, que ele foi eternizado. Detentor do terceiro maior pontificado, ele ficou 26 anos à frente do Vaticano - de 1978 a 2005, sendo o segundo Papa não italiano da história – o primeiro foi o holandês Adriano VI, em 1522.

Órfão de mãe desde os 8 anos, João Paulo II trabalhou muito para evitar a deportação para a Alemanha, quando as forças nazistas fecharam a Universidade após a invasão da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1942, um ano depois da morte de seu pai, que ele se voltou para o Sacerdócio, estudando em um seminário na Cracóvia, ao sul da Polônia. Daí para frente, um longo caminho de fé se traçou: Wojtyla foi ordenado padre depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1946, e posteriormente cursou o doutorado em Teologia. Em 1964, assumiu a posição de arcebispo da Cracóvia e em 1967 tornou-se cardeal. Em 1978, ele foi eleito finalmente Papa, adotando o nome de João Paulo II, alcunha que marcou e ainda marca milhões de fiéis por seu carisma e seu dom de peregrino. Anos depois, em 2005, depois de muito sofrer com o Mal de Parkinson, João Paulo II faleceu aos 84 anos, no Palácio Apostólico.

Em 2011, João Paulo II foi beatificado pelo milagre de cura de uma freira francesa que também sofria de Mal de Parkinson, uma doença incurável. Em 2014, já com o Papa Francisco à frente do Vaticano, foi então canonizado, tornando-se São João Paulo II.

 

Polônia - O berço do Papa João Paulo II

Em 1979, quando Karol Wojtyla voltou à Polônia como Papa João Paulo II, mais de 300 mil fiéis o aplaudiram em praça pública, com saudações que duraram mais de 10 minutos. A Polônia está situada na Europa Central e faz fronteira com países como a Alemanha e a Ucrânia. Entre suas principais cidades, está a capital Varsóvia, Cracóvia e também Wadowice, cidade onde o Papa João Paulo II nasceu.

Além de Roma e da Cidade do Vaticano, destinos clássicos para aqueles que se interessam pela história de fé dos papas da Igreja Católica, o país de origem do Papa João Paulo II também é rico em história e cultura, sendo um excelente destino para aqueles que querem expandir horizontes, resgatar a memória e fugir do óbvio.

A Polônia, que também é terra natal do pianista romântico Chopin, teve muitas de suas cidades totalmente destruídas durante a Segunda Guerra Mundial. Auschwitz, complexo de campos de concentração, é parada obrigatória para recordar os horrores da guerra e nunca mais repeti-los.

Mas nem só de Segunda Guerra vive a Polônia: Cracóvia, por exemplo, tem como um de seus destaques o Castelo Real de Wawel, com ar de contos de fadas. Mais ao sul, as montanhas Tatras, que ficam na fronteira da Polônia com a Eslováquia, são um convite à parte para explorar a natureza e se encantar com a cordilheira.

 

São João Paulo II, rogai por nós!

Como bem explica o site da Canção Nova, “A espiritualidade mariana do grande São João Paulo II o levou a uma vida inteiramente dedicada a Deus. [...] Olhando para a vida de João Paulo II, este santo dos nossos dias, podemos aprender a espiritualidade que o fez de um dos Papas mais extraordinários de todos os tempos e que o elevou rapidamente à glória dos altares”.

Os clientes da TS Brasil poderão conhecer o país onde cresceu e viveu um dos Papas mais populares de todos os tempos. Pontos turísticos e momentos de oração se conectam nesta viagem as principais capitais do leste europeu, num mergulho de fé, cultura e história.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre a TS Brasil. Acompanhe nosso site, em breve divulgaremos nossos pacotes para a temporada de 2019.

The watch house also got the replica watches first time in one of the steel black models. On the uk replica watches slim steel case of the watch, we can see the sparkling diamonds on the replica watches rolex sides of the case. The white dial with black Roman hour markers makes the replica watches uk dial elegant and atmospheric.