Como evitar imprevistos em viagens internacionais
15 junho, 2018

Como evitar imprevistos em viagens internacionais

Imagine a cena: as malas estão prontas, a viagem programada e você prestes a embarcar. Mas, o voo foi cancelado! Ou então, seu nome não está na reserva do hotel. Pior: no meio da viagem, alguém passa mal! São imprevistos que podem ocorrer em qualquer passeio, por mais que sejamos precavidos: mala extraviada, passaporte perdido ou roubado, voo cancelado, overbooking, problemas de saúde, gafes culturais, entre outros.

A TS Brasil, especializada em turismo religioso há mais de 26 anos, já teve de lidar com muitas situações como essas. E sabe que uma agência deve estar preparada para minimizar todo inconveniente que o turista possa ter. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos imprevistos mais comuns nas viagens, justamente para que não sejam inesperados quando aconteçam.

 

1. Bagagem extraviada

Quem nunca teve alguma mala perdida no meio do caminho? Se você nunca passou por isso provavelmente conhece alguém que tenha passado. É um fato que acontece com frequência e precisamos estar preparados. Uma das dicas é deixar na mala de mão itens importantes, como os de higiene pessoal e uma muda de roupa limpa. Além, é claro, dos documentos como o passaporte, dinheiro e carregadores de aparelhos eletrônicos que devem estar sempre com você. Assim que constatado o fato, você deve comunicar à companhia aérea para que ela providencie o retorno da bagagem, fornecendo dados da viagem, como o hotel em que você está hospedado e os dias em que passará lá. Deve-se preencher também um documento chamado Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Fotografar a mala antes de fechá-la pode ajudá-lo a identificar o eventual extravio dos seus pertences. As regras são muitas e em alguns casos cabe até indenizações.

 

2. Perda ou furto de passaporte

Em uma viagem internacional, o passaporte é o único documento válido para todas as situações. Por isso, perdê-lo ou tê-lo furtado é um inconveniente dos grandes. A primeira coisa que se deve fazer é um boletim de ocorrência na polícia local, com todas as informações possíveis da perda ou do roubo. Depois, é preciso preencher formulários nos respectivos sites dos departamentos oficiais a fim de refazer o documento. Feito tudo isso, leve a solicitação do novo passaporte, junto com o boletim de ocorrência, ao consulado ou embaixada brasileiros para emissão de um novo documento, que pode levar de 7 a 10 dias. Caso contrário, não será possível continuar a viagem. E poderá haver dificuldades se no passaporte antigo houver vistos necessários para entrar em outros países, pois o novo documento vem zerado.

 

3. Voo cancelado

Muitas são as razões para que um voo esteja atrasado ou seja cancelado. Entre elas estão condições climáticas, manutenção não programada na aeronave, excesso de tráfego aéreo, problemas com a tripulação ou falta de tripulação, falta de ocupação em determinado voo e casos fortuitos, como uma crise de abastecimento, por exemplo. O que fazer? Consultar as reservas pela internet, para que não haja nenhuma surpresa, e acompanhar sempre as informações nos painéis evitam muitos inconvenientes. Se houver cancelamentos, é preciso conhecer seus direitos. Entre eles, o de pedir o reembolso do valor da passagem ou alteração de voo. Em caso de atraso de mais de duas horas, o passageiro tem direito a voucher de alimentação e comunicação com familiares. Em atraso superior a quatro horas, o passageiro tem direito a decidir a melhor forma de acomodação, sendo uma das mais comuns embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia. Mas, ainda é possível hospedagem e translado até o local de acomodação, além da conclusão da viagem por outros meios, como ônibus, vans, táxis, etc. Lembre-se: pela legislação, a responsabilidade é sempre da companhia aérea.

 

4. Overbooking

Assim é chamada a prática das empresas venderem passagens aéreas em maior quantidade que o número de lugares disponíveis — uma forma de preencher as poltronas de passageiros que perdem ou desistem do voo. A prática se baseia em estatísticas que levam em conta a emissão de bilhetes variáveis de horários e trechos. Quando isso ocorre e o passageiro é prejudicado, a companhia aérea é obrigada a realocá-lo no próximo voo, qualquer que seja, incluindo o de uma companhia diferente, e observar todos os direitos do passageiro, já descritos no item anterior.

 

5. Problemas de saúde

Antes de viajar, é preciso sempre consultar um médico para evitar surpresas durante a viagem. Nos voos, algumas pessoas podem sentir um mal-estar devido a altitude e pressão dentro da cabine do avião. É importante carregar na bagagem de mão os remédios de uso contínuo e até alguns de emergência. Em todo o caso, comunique a equipe de bordo sobre qualquer sintoma. Já no caso da estadia nos destinos, deve-se levar em conta as vacinas necessárias para a viagem, evitar alimentos com risco de contaminação (o que pode acontecer, inclusive, em locais mais “limpos”) e procurar imediatamente os serviços de saúde se houver algum ataque de animal, principalmente insetos. Lembre-se que a viagem com uma agência especializada inclui seguro saúde, que te assegura para problemas de emergência e urgência.

 

6. Gafes culturais

Pesquisar sobre o destino a ser visitado nos ajuda a aprender sobre os costumes locais, evitando erros de comunicação, comportamento e modos de vida. O ideal é sempre pedir desculpas caso isso aconteça. Estar aberto a conhecer o diferente é fundamental para quem se propõe a viajar!

 

Por mais que se tente evitar, alguns imprevistos podem acontecer. São situações complicadas para quem não tem experiência, mas, que podem ser facilmente resolvidas quando o viajante tem o apoio de uma agência de turismo. A TS Brasil está pronta para te auxiliar em todos as etapas da sua viagem: do planejamento a estadia e o caminho da volta. Conheça nossos grupos de viagem e venha peregrinar conosco!

The watch house also got the replica watches first time in one of the steel black models. On the uk replica watches slim steel case of the watch, we can see the sparkling diamonds on the replica watches rolex sides of the case. The white dial with black Roman hour markers makes the replica watches uk dial elegant and atmospheric.