Londrina em festa: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
08 junho, 2018

Londrina em festa: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade de Londrina, é a devoção ao amor. Revelada no dia 27 de dezembro de 1673, surgiu a partir da aparição do próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira pertencente à congregação conhecida como Ordem da Visitação. Essas aparições ocorreram durante orações na presença do Santíssimo Sacramento. Nesses momentos, Cristo pedia que ela difundisse essa devoção pelo mundo.

Em Londrina, a devoção chegou nos idos da década de 1930, mais precisamente no ano de 1934. Foi nesse ano que o então bispo de Jacarezinho, Dom Fernando, veio dar posse ao primeiro padre do novo município e trouxe consigo uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, consagrando a comunidade nascente e transformando-o em padroeiro da cidade.

As orações dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus se espalharam pelo mundo. O próprio Evangelho traz a devoção ao amor. As referências são o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (João 13, 23) e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (João 19, 34). A mensagem de Jesus é clara: misericórdia. E a expressão dela é o coração humano e divino do Verbo Encarnado.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus, revelada pelo próprio Jesus a Santa Margarida, traz uma série de símbolos e significados. O primeiro deles é o próprio coração, que salta fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. Simboliza o grande amor de Deus, que levou Cristo a se entregar numa cruz e morrer por cada um de nós. As chamas em volta representam o amor vivo e atual, ardendo de paixão pelo ser humano, ou ainda o fogo do Espírito Santo, que consome cada um com o amor infinito de Cristo — dessa forma, também aquecer os corações.

Já os espinhos representam a indiferença do ser humano ao grande e infinito amor de Deus, ferindo o coração de Jesus. Mas, o convite de Cristo é sempre para nós nos (re)aproximarmos de seu amor. Por isso, a mão esquerda aponta para o coração. Claro, as chagas de Jesus aparecem para relembrar o sofrimento na cruz. É um sinal do amor que vai às últimas consequências.

Envolto em manto e túnica, a imagem do Sagrado Coração de Jesus nos lembra que a cor vermelha do manto é o sangue, o sofrimento e a morte de Deus, além do fogo do Espírito Santo que preenche o nosso coração, ou então o branco da túnica representa a pureza, a santidade, a divindade e a bondade de Deus.

 

À Santa Margarida Maria Alacoque, Cristo enviou 12 promessas para quem nutre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida;

2. Estabelecerei a paz nas famílias;

3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração;

4. Hei de consolá-los em todas as dificuldades;

5. Serei o seu refúgio durante a vida, e em especial durante a morte;

6. Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos;

7. Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia;

8. As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas;

9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição;

10. Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos;

11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados;

12. Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

 

A TS Brasil é uma empresa londrinense especializada no turismo religioso. Contamos com mais de 26 anos de experiência levando devotos a viver as mais especiais experiências de fé pelo mundo. Conheça nossos pacotes e entre em contato para mais informações.

The watch house also got the replica watches first time in one of the steel black models. On the uk replica watches slim steel case of the watch, we can see the sparkling diamonds on the replica watches rolex sides of the case. The white dial with black Roman hour markers makes the replica watches uk dial elegant and atmospheric.