Conheça os 10 principais destinos do turismo religioso
01 junho, 2018

Conheça os 10 principais destinos do turismo religioso

O turismo religioso atrai milhares de turistas a diferentes cidades e países no mundo inteiro. É a fé que motiva peregrinos a cruzar fronteiras em busca de cumprir promessas ou agradecer graças alcançadas. Também há viajantes que querem conhecer a história das religiões. No mundo, o setor movimenta entre 300 e 330 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil são 17,7 milhões de peregrinos responsáveis por gerar R$ 15 bilhões anualmente, segundo dados do Ministério do Turismo. E quais são os principais destinos no mundo? A TS Brasil listou dez para ajudar você a escolher o roteiro da próxima viagem!

 

1. Terra Santa

Sem dúvida alguma seguir os passos de Jesus Cristo ainda é o principal motivo que faz as pessoas embarcarem rumo a um destino espiritual. Em Jerusalém, por exemplo, estão pontos importantes para as três principais religiões do mundo: o catolicismo (cristianismo), judaísmo e islamismo. Respectivamente a Igreja do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e a Cúpula da Rocha, entre muitos outros. Mas Israel ainda tem outros destinos, como Nazaré ou Belém (na Autoridade Palestina) só para citar alguns.

2. Vaticano

A cidade-estado atrai turistas do mundo todo que visitam a Praça e a Basílica de São Pedro. Além disso, o Museu Vaticano guarda história e cultura das mais importantes épocas, entre elas o Renascimento, como pinturas de Rafael de Sanzio e Michelangelo, tal qual o teto da Capela Sistina. As audiências com o papa também atraem turistas e peregrinos do mundo inteiro, inclusive de outras religiões.

3. Cidade do México

No México está um dos mais populares santuários católicos do mundo, dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Lá está ainda a rota de San Juan Diego, santo canonizado por João Paulo II. Mas, também é digna de visita a cidade de Teotihuacan, cidade das mais famosas pirâmides mexicanas que o povo pré-colombiano construiu. Uma visita que vale a pena ser feita.

4. Santiago de Compostela

A cidade espanhola é o destino de vários roteiros de peregrinação saindo da Espanha, de Portugal, Alemanha e da França. É onde, dizem, estão as relíquias de São Tiago, um dos apóstolos de Cristo. O roteiro de peregrinação pode ser feito de diversas formas e em diferentes dias. Todos, no entanto, levam a um encontro com o divino e com o espiritual, independentemente da religião que se pertence, além do encontro com uma das mais gratificantes experiências de vida. Sem contar, claro, o valor cultural, artístico e turístico da peregrinação e viagem.

5. Lourdes

A cidadezinha francesa é referência entre destinos turísticos e espirituais desde que a jovem pastora Bernadette Soubirous testemunhou aparições da Virgem Maria. Hoje o local é um santuário de curas e milagres que recebe milhões de peregrinos todos os anos.

6. Fátima

Fa 100 anos que os pastorinhos se encontraram com a própria Virgem Maria num pequeno vilarejo em Portugal e, desde então, a devoção a Nossa Senhora atrai milhões de peregrinos todos os anos. A cidadezinha, que cresceu em torno da padroeira de Portugal, tem ainda o Museu de Arte Sacra, a Gruta do Anjo e as Grutas de Santo Antônio entre as atrações turísticas.

7. Aparecida

A padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, atrai milhões de fieis ao maior santuário dedicado a Virgem Maria e à segunda maior Basílica no mundo, no interior de São Paulo, atrás apenas do Vaticano. Lá está a imagem encontrada pelos pescadores em 1717 no Rio Paraíba do Sul. Pertinho de Aparecida está também Guaratinguetá, terra do Frei Galvão.

8. Leste Europeu

Igrejas, santuários e, claro, toda a riqueza cultural de países como Alemanha, Áustria, Hungria, República Checa e Polônia estão no roteiro de quem está descobrindo uma espiritualidade mais profunda e menos comum do que no Ocidente. Só para se ter uma ideia, é da Polônia que veio o papa João Paulo II, portanto, uma série de roteiros para conhecer a vida do santo canonizado pela Igreja e venerado por outras religiões.

9. Turquia

A despeito de toda a beleza das paisagens naturais e dos passeios de balão na Turquia, além de toda riqueza cultural acumulada com os milênios, o país euro-asiático guarda uma infinidade de histórias religiosas. Foi o último lugar onde a Virgem Maria morou e foi onde os apóstolos iniciaram as pregações do Evangelho. Sem contar as muitas histórias bíblicas narradas ali.

10. Medjugorge

Nessa pequena cidadezinha da Bósnia-Herzegovina estão as mais recentes aparições da Virgem Maria. E está o mais recente interesse do turismo religioso mundial, para onde têm embarcado muitos turistas, que podem, inclusive, encontrar alguns dos jovens que tiveram as visões de Nossa Senhora, ainda vivos e frequentadores do santuário.

 

Se você deseja viver estas ou outras experiências de fé, entre em contato com a TS Brasil. Com mais de 26 anos de atuação no mercado organizando viagens para os principais destinos do mundo, poderemos te ajudar a escolher o destino ideal para você.

The watch house also got the replica watches first time in one of the steel black models. On the uk replica watches slim steel case of the watch, we can see the sparkling diamonds on the replica watches rolex sides of the case. The white dial with black Roman hour markers makes the replica watches uk dial elegant and atmospheric.